Voltar

Concurso Novas lança a partitura do frevo Galo da Madrugada, de Ian Faquini

Postado em Concurso Novas em 18/02/2020

Concurso Novas lança a partitura do frevo Galo da Madrugada, de Ian Faquini

(Ian Faquini. Crédito: Tomas Faquini)

Por Giulia Costa

Duas mortes ocorridas num sábado de carnaval motivaram o compositor e violonista Ian Faquini a escrever o frevo Galo da Madrugada, que faz parte do CD Concurso Novas 3, dirigido por Elodie Bouny. A peça homenageia o violonista recifense Esdras Mariano, o Lalão (1957-2013). Ele morreu no mesmo dia que Nestor, avô de uma ex-namorada de Faquini e um rancheiro mexicano que possuía vários cavalos. Era 16 de fevereiro de 2013. “Na hora eu só senti o galope e fui compondo. Continuei a música pensando nos dois personagens. Por isso virou um frevo com essa voz de cavalo mexicano”. A partitura de Galo da Madrugada está sendo lançada nesta terça-feira (18/02) pelo Acervo Digital do Violão Brasileiro.

BAIXE A PARTITURA DE “GALO DA MADRUGADA”

Concurso Novas lança a partitura do frevo Galo da Madrugada, de Ian Faquini

Apesar de ter nascido em Brasília, Ian Faquini foi morar na cidade de Berkeley, na Califórnia, quando tinha apenas oito anos. No períoodo do ensino médio, ele foi membro do programa de jazz da Berkeley High School e, aos 15 anos, conheceu seu futuro mentor: o aclamado músico Guinga. Ian também estudou no California Jazz Conservatory de Berkeley e no California Brazil Camp, onde artistas como Guinga, Hermeto Pascoal, Joyce, Ivan Lins e Spok também estudaram.

Graças a seu estilo de composição único e senso de harmonia, Ian se tornou um dos violonistas mais respeitados de São Francisco e já colaborou e dividiu palcos com diversos músicos, como Brad Mehlday, Chris Potter, Spok, Lee Konitz, Fleurine, entre outros. Faquini já viajou o mundo com suas performances, incluindo Europa, Japão, Brasil e Estados Unidos. Também já participou de diversos festivais e eventos musicais internacionais, como Montreux Jazz Festival, Enjoy Jazz Festival, Bimhuis, Birdland e The A Trane.

O primeiro CD de Ian Faquini, Brasiliense, foi lançado em 2014 em parceria com a flautista Rebecca Kleinmann e é recheado de composições próprias de Faquini e referências do Impressionismo, do Jazz e da música brasileira tradicional. Dois anos depois ele gravou com a cantora Paula Santoro o álbum Metal na Madeira, inspirado na sonoridade do Nordeste brasileiro. Em 2019, Ian lançou Setting Rays of Summer, desta vez em parceria com a trombonista e cantora Natalie Cressman.

MAIS NOTÍCIAS SOBRE COMPOSIÇÕES E PARTITURAS DO CONCURSO NOVAS 3

Diogo Vieira lembra quando fez a partitura de "Valsinha"

Gabriel Selvage fala da música Pro Lúcio, selecionada para o CD Novas 3

Juliano Camara conta a história da música Largo das Forras, do disco Novas 3

Lucas Telles explica a criação de "Lindeza", que integra o CD Novas 3

Carlos Chaves descreve como criou música selecionada do Concurso Novas 3

Daniel Murray revela como compôs "Canção e Dança", vencedora do Concurso Novas

Tabajara Belo destaca como escreveu a música que ganhou 2º lugar no Concurso Novas

João Camarero fala de parceria com Cristóvão Bastos para o Concurso Novas

Rafael Milhomem mostra a estrutura da peça Ritoalma, do CD Novas 3

Bosco Oliveira fala de "Batuque Elíptico", que faz parte do CD Novas 3

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.