Voltar

Rafael Milhomem mostra a estrutura da peça Ritoalma, do CD Novas 3. Baixe a partitura

Postado em Concurso Novas em 25/11/2019

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3 - Rafael Milhomem

(Rafael Milhomem)

Por Rafael Milhomem

Especial para o Acervo Violão Brasileiro

A partitura de Ritoalma, que o Acervo Violão Brasileiro publica nesta segunda-feira (25/11), é inspirada numa mescla entre o fraseado dissonante de Leo Brouwer e a ambientação oriental de Carlo Domeniconi. Eu compus a peça em 2015 e foi uma das selecionadas para o disco do Concurso Novas 3. O título é uma junção das palavras “ritual” e “alma”.

BAIXE A PARTITURA de "RITOALMA"

Também gravei Ritoalma no meu álbum solo Flugantaj Melodioj, lançado por uma gravadora especializada em música em Esperanto. Por conta disso, mudei o título para Ritaro de l' animo.

A peça está estruturada em Introdução, parte A, B, C, A. Ela tem início com uma tambora que simula uma espécie de abertura de algum portal dimensional. Em seguida são apresentados os dois temas que utilizei para desenvolver essa obra. Ambos os temas são apresentados em sequência na introdução que vai do compasso 1 ao 33.

TEMA 1                                                                                       

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3          

TEMA 2

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3                

No compasso 12 o segundo tema é apresentado nos baixos, enquanto a voz superior caminha por graus conjuntos, realizando um contracanto.

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3

No compasso 24 o primeiro tema é apresentado por movimento retrógrado, iniciando na nota Mi e, no compasso 26, na nota Si.

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3

Segue a mesma ideia de desenvolvimento nos compassos 28 e 30, finalizando essa sessão introdutória.

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3

A sessão A é iniciada com o desenvolvimento do segundo tema, dessa vez por diminuição. Aqui o tema se torna mais movido.

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3

O primeiro tema é reexposto no final da sessão A no compasso 42 por movimento retrógrado e por diminuição simultaneamente, iniciando na nota Ré e no 43, uma oitava acima.

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3

A sessão B tem início no compasso 48. Após uma pequena ponte, o primeiro tema é reexposto no compasso 55 porém, ocorre um adensamento rítmico por meio de arpejos em sextinas. Aqui a peça começa a ganhar mais densidade e tensão. A melodia é apresentada nos baixos.

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3

O mesmo padrão de desenvolvimento ocorre nos compassos 57, iniciando na nota Sol no 59 na nota Si e no 63 na nota Lá. Já no compasso 67 a melodia passa a ser feita na voz superior ainda desenvolvendo o primeiro tema.

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3

A sessão C começa no compasso 70. O desenvolvimento passa a ser feito com o segundo tema. A melodia se encontra na voz superior. Aqui ocorre mais um grau de adensamento rítmico devido à figuração de arpejo em fusas. 

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3

No compasso 74 o mesmo adensamento rítmico em fusas é exposto com o desenvolvimento do primeiro tema aqui apresentado na voz superior. A mesma ideia é apresentada no 76 com a melodia uma oitava a cima.

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3

No compasso 79 é reapresentado o segundo tema de modo fragmentado, sendo a melodia executada na voz inferior.

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3

Para arrematar essa sessão é reexposto o primeiro tema em harmônicos oitavados conferindo maior sutileza ao desfecho da sessão.

Bosco Oliveira fala do “Batuque Elíptico”, que faz parte do CD Novas 3

A sessão A é reexposta no compasso 88 e para finalizar a obra a tambora é utilizada no último compasso simulando uma ideia de fechamento do portal dimensional.

MAIS NOTÍCIAS SOBRE COMPOSIÇÕES E PARTITURAS DO CONCURSO NOVAS 3

Gabriel Selvage fala da música Pro Lúcio, selecionada para o CD Novas 3

Juliano Camara conta a história da música Largo das Forras, do disco Novas 3

Lucas Telles explica a criação de "Lindeza", que integra o CD Novas 3

Carlos Chaves descreve como criou música selecionada do Concurso Novas 3

Daniel Murray revela como compôs "Canção e Dança", vencedora do Concurso Novas

Tabajara Belo destaca como escreveu a música que ganhou 2º lugar no Concurso Novas

João Camarero fala de parceria com Cristóvão Bastos para o Concurso Novas

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.