Sobre

O Acervo reúne um conjunto robusto de documentos e informações sobre o violão brasileiro. Nosso trabalho abrange catalogação, resgate, análise, lançamento de novidades editoriais e fonográficas e divulgação da obra de compositores e intérpretes, pioneiros e contemporâneos.

O público do portal é formado por violonistas, compositores, estudantes, pesquisadores, historiadores e pessoas que apenas gostam da música e da cultura brasileira.

Em que pese o excelente resultado de pesquisas (acadêmicas ou não) sobre o violão no nosso país, pode-se dizer que muitos instrumentistas e compositores ainda são pouco conhecidos, não têm registro biográfico amplamente acessível ao público ou são lembrados apenas em seus estados ou regiões e muitas obras não têm partituras. Assim, nomes importantes podem ser esquecidos e documentos valiosos podem desaparecer se não fizermos um esforço coletivo de resgate, publicação e divulgação.

O Acervo busca preencher essa lacuna. Publica os conteúdos de pesquisa e produção musical em um ambiente digital de acesso gratuito e  mantém forte interação com o público por meio de suas mídias sociais - Facebook, Instagram e Youtube que somam milhares de seguidores.

Pela seriedade do trabalho, o Portal conquistou o respeito e a colaboração de uma importante rede de violonistas, intérpretes e compositores; luthiers, historiadores, professores, pesquisadores, estudantes de música e produtores, entre outros.

Nossos números até agora

Mais de 3.700 músicas (Rádio); 430 discos CD e Vinil com descrição de ficha técnica (discoteca);  351 vídeos, sendo 49 exclusivos (videoteca); mais de 180 itens na biblioteca (revistas raras digitalizadas, artigos, dissertações e teses); 54 partituras editadas para o Acervo e três álbuns, sendo um do compositor Garoto, disponível apenas neste canal e dois do Concurso Novas; 59 verbetes originais (dicionário) e mais de 350 matérias, entrevistas e artigos de opinião publicados no blog do portal. Abrigamos também o Festival de Teresina e o Concurso Novas.

Conheça

Aulas e cursos ao vivo, online, com grandes nomes da música brasileira, a exemplo de Paulo Bellinati, Guinga, Conrado Paulino e Francis Hime. Estamos iniciando um projeot de parcerias entre “o violão” e outros “instrumentos” - aguarde que vem coisa boa por aí.

Lives: iniciadas com o projeto Aulões do Acervo, no formato “mesa redonda”, realizamos debates, lançamentos de CDs, livros e músicas inéditas e homenagens a grandes violonistas, compositores e intérpretes.

A loja.violãobrasileiro.com: dedicada a produtos e serviço relacionados ao violão, foi criada com o objetivo de contribuir para a manutenção do Portal. Faça uma visita e confira nossos prpodutos. 

Chegamos até aqui com muita dedicação, esforço. Mas sem patrocínio institucional (não por falta de interesse de nossa parte). Aos que trabalham conosco e aos que contribuem com doações financeiras para manter este trabalho vivo e pulsante, nosso muito obrigado!

E você, que chegou até aqui, se ainda não faz parte dessa confraria, junte-se a nós nessa aventura musical!  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.