Concurso Novas

Este espaço é dedicado ao concurso de composição Novas, que incentiva a criação de repertório inédito para violão solo. Em cada edição, os jurados selecionam obras para a produção de um CD e de um álbum de partituras. As músicas podem ser acessadas neste portal. Conheça o histórico do projeto, comente com amigos e participe.

RESULTADO NOVAS 4

Chrystian Dozza lidera em primeiro lugar, seguido de Thiago Colombo (em segundo) e Rafael Marino Arcaro, em terceiro. Além deles também foram selecionados Aluísio Coelho, Anderson Chizzolini, André Siqueira, Conrado Paulino, Eduardo Pinheiro, Huayma Tulian, Lucas Telles, Maithan Knabach e Michi Ruzitschka.

Jurados

O corpo de jurados é formado por alguns dos mais consagrados virtuoses e compositores brasileiros de violão

Fábio Zanon

Fellow e professor da Royal Academy of Music em Londres e no Master Guitarra Alicante na Espanha, Fábio Zanon é maestro, violonista, comunicador e um dos artistas brasileiros da música clássica de maior prestígio internacional. É vencedor dos dois maiores concursos internacionais de violão: o Francisco Tarrega (Espanha) e o GFA (Estados Unidos). Já tocou em mais de 50 países e nos maiores teatros do mundo.

Marco Pereira

Criador de um estilo que une virtuosismo do clássico, linguagem jazzística e levadas do violão brasileiro, Marco Pereira é um dos instrumentistas mais importantes do país. Já lançou vários livros didáticos de grande relevância e 16 elogiados discos. Arranjador de grandes nomes da MPB, Marco também é autor de concertos para violão e orquestra e de peças famosas, como Bate-Coxa, O Choro de Juliana e Num Pagode em Planaltina, que já foram gravadas por grandes intérpretes americanos e europeus.

Paulo Aragão

É um dos mais destacados arranjadores brasileiros da sua geração. Já teve composições e arranjos tocados por orquestras como a Los Angeles Philharmonic Orchestra, a Orchestre National de France, a Gewandhaus Orchestra de Leipzig, a Metropole Orkest (Holanda), a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Petrobras Pró-Música (RJ), a Orquestra Jazz Sinfônica (SP), entre outras. É integrante do premiado Quarteto Maogani de Violões, com o qual já ganhou os Prêmios TIM, Caras e Rival BR. É professor da Escola Portátil de Música, no Rio de Janeiro.

Sérgio Assad

Integra com o irmão Odair o Duo Assad, um dos mais importantes do mundo. Este duo criou um novo padrão técnico-interpretativo e aumentou o repertório nesta formação, incluindo as peças originais de Sérgio. Farewell, Aquarelle e Menino estão entre as suas músicas mais gravadas. Em 2007, recebeu o Grammy de melhor compositor com Tahhiyya Li Ossoulina, sendo novamente premiado em 2009, com o tema Família. Em 2011 foi indicado para mais dois Grammys Latinos para as composições Interchange e Maracaípe. É professor da SF Conservatory, nos Estados Unidos.

Elodie Bouny

Jurada, idealizadora, diretora e produtora do Concurso Novas, Elodie Bouny formou-se no Conservatório de Estrasburgo, na França. Participou de inúmeros festivais e foi laureada em vários concursos internacionais. É doutora em composição e mestre em Educação Musical. Também é professora substituta na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em paralelo às atividades em violão solo, Elodie integra o Iroko Trio e o Duo Andrea Ernest Dias & Elodie Bouny. Já orquestrou diversas peças em parceria com Yamandu Costa. Como compositora, escreve para violão e para outras formações. É diretora de gravação de diversos CD’s, entre eles: Mafuá e Toccata à Amizade, ambos de Yamandu Costa, Calendário do (A)feto, de Carlos Walter, Suítes do Brasil, da Camerata de Violões, entre outros.


Lançamento do CD Novas 3

Novas 3

Nesta terceira edição, realizada entre dezembro de 2015 e março de 2016, houve mais de 160 músicas inscritas, superando todas as expectavas. O número foi superior ao dobro do registrado na edição anterior. Foram selecionados 14 compositores e gravadas 15 músicas inéditas. Ouça faixas selecionadas do disco Novas 3 aqui. Em breve vamos disponibilizar as partituras.

Histórico

Novas 2

Na segunda edição do concurso, realizado em 2014, o número de obras inscritas praticamente dobrou (72). Foram selecionados 14 compositores e gravadas 15 músicas inéditas. Ouça faixas selecionadas do disco Novas #2 aqui e baixe o álbum de partituras.

Novas 1

O Concurso Novas surgiu em 2012, quando foi realizada a primeira edição, da qual foram inscritas 37 obras, sendo selecionados 11 compositores e 13 composições inéditas. Leia a ficha técnica do disco Novas, ouça faixas selecionadas aqui e baixe o álbum de partituras.