Voltar

Carlos Chaves descreve como criou música selecionada do Concurso Novas 3. Baixe a partitura

Postado em Concurso Novas em 16/09/2019

(Carlos Chaves. Crédito: Renan Perobelli)

Por Giulia Costa

O Acervo Digital do Violão Brasileiro lança nesta segunda-feira (16/09) a partitura de Memórias de um Abreu, que é uma das peças selecionadas pelo Concurso Novas 3 e representa uma homenagem de Carlos Chaves ao seu antigo violão Sergio Abreu, que foi roubado na época em que a compôs. “Acabei fazendo a música para não esquecer dele”, comenta. “É um título um pouco ‘tragicômico’”.

A obra é um choro composto há vários anos, na mesma época é que criou a peça Choro de Bela (gravada no segundo CD do Maogani, de 2001). Mas permanecia inédito até o sugirmento da terceira edição do Novas, no final de 2015. A primeira parte de Memórias de um Abreu é repleta de elementos contrapontísticos, com vozes que vão de uma região para a outra, começando no agudo e indo até o grave; já a segunda parte possui uma harmonia contemporânea. “É um pouco mais dissonante do que o choro tradicional. Não gosto de chamá-la de moderna”.

Chaves conta também que esse choro é influenciado pelo estilo do Garoto e do Guinga, importantes referências musicais para o autor.

BAIXE GRÁTIS A PARTITURA DE "MEMÓRIAS DE UM ABREU"

MAIS NOTÍCIAS SOBRE AS COMPOSIÇÕES E PARTITURAS DO CONCURSO NOVAS 3

Daniel Murray revela como compôs Canção e Dança, vencedora do Concurso Novas 3

Tabajara Belo destaca como escreveu a música que ganhou o 2o lugar no Concurso Novas 3 

João Camarero fala da parceria com Cristóvão Bastos para o Concurso Novas 3