Rádio Turunas

Nesta emissora você encontra as primeiras gravações em 78 rpm, antológicos LPs, produções atuais e lançamentos exclusivos do portal.

Playlists

Dedicada a todos os estilos, épocas e artistas do violão brasileiro, o repertório inclui solistas estrangeiros que interpretam gêneros musicais do Brasil e violonistas nacionais que gravam temas de outros países. Escolha as opções e divirta-se.

Bossa e MPB

Forró

Jazz

Pioneiros 78 RPM

Samba e choro

Solo e Orquestra

Os Turunas

Saudamos os pioneiros do violão que tocavam em festas de carnaval e cinemas da década de 1910 e atraíam grande público nas rádios de 1920. Este movimento inicia com o Grupo Caxangá, liderado por João Pernambuco. Seus integrantes vestiam trajes sertanejos, chapéus, sandálias e cantavam repertório original de choros, cocos e emboladas. O sucesso do Caxangá deu origem a outros conjuntos com estética semelhante. Entre eles, Oito Batutas (de Pixinguinha), Turunas Pernambucanos (com Jararaca e Ratinho) Turunas da Mauriceia (de Augusto Calheiros e Romualdo Miranda), Turunas Paulistas (com Américo Jacomino) e Bando dos Tangarás (de Almirante, Henrique Brito e Noel Rosa).