Voltar

Gabriel Selvage fala da música Pro Lúcio, selecionada para o CD Novas 3

Postado em Concurso Novas em 22/10/2019

(Gabriel Selvage - crédito: Stefanie Telles)

Por Giulia Costa

O Acervo publica nesta terça-feira (22/10) a partitura inédita Pro Lúcio, de Gabriel Selvage, que é uma das composições selecionadas para integrar o CD do Concurso Novas 3.  A obra é uma homenagem a Lúcio Yanel, lendário professor de grandes violonistas gaúchos.

"Pro Lúcio" foi uma das primeiras composições instrumentais de Selgave, que começou a escrevê-la quando estudava as obras de Yanel. “Na época eu estava escolhendo o repertório para fazer o projeto Flor Y Truco, no qual faço releituras das obras do Lúcio. Além de homenagea-lo, esse projeto foi uma maneira de resgatar o repertório que eu já tinha dele e também de estudar e pesquisar o que me faltava da linguagem do mestre”.

BAIXE AQUI A PARTITURA DE “PRO LÚCIO”

Gabriel Selvage diz que "Pro Lúcio" é uma pincelada em cima das características das composições do Lúcio, como o contraponto entre as primas e os bordões (algo que ele faz de uma maneira muito natural e rítmica). “A questão dos duetos que ele desenvolveu na música dele, as sextas rápidas, que depois ficaram muito conhecidas pelo Arthur Bonilla, mas quem começou também foi o Lúcio.  E esse sotaque sul-americano, essa coisa da milonga, do chamamé, da chacarera, que é muito presente na obra dele”.

MAIS NOTÍCIAS SOBRE COMPOSIÇÕES E PARTITURAS DO CONCURSO NOVAS 3

Juliano Camara conta a história da música Largo das Forras, do disco Novas 3

Lucas Telles explica a criação de "Lindeza", que integra o CD Novas 3

Carlos Chaves descreve como criou música selecionada do Concurso Novas 3

Daniel Murray revela como compôs "Canção e Dança", vencedora do Concurso Novas

Tabajara Belo destaca como escreveu a música que ganhou 2º lugar no Concurso Novas

João Camarero fala de parceria com Cristóvão Bastos para o Concurso Novas