Voltar

Ricardo Pauletti Trio inaugura nesta quinta (23) a série de shows do Seminário de Itajaí

Postado em Festivais em 23/10/2014

Ricardo Pauletti Trio inaugura nesta quinta (23) a série de shows do Seminário de Itajaí

O Ricardo Pauletti Trio inaugura a série de show que ocorrem durante o VII Seminário de Violão de Itajaí, em Santa Catarina, a partir desta quinta-feira (23), às 20h30, no Teatro Municipal, com ingressos a R$ 1,00.  Quem faz a abertura da noite é o violonista Tiago Narciso. Já o trio sobe ao palco em seguida, formado pelo líder Ricardo Pauletti (Violão 7 cordas), Mário Júnior (bateria) e Rafael Petry (acordeon).

O trio de Itajaí é considerado atualmente uma das referências da música instrumental no sul do Brasil Na ocasião, haverá o lançamento do CD autoral Choro de Faia, de Ricardo Pauletti, que pode ser ouvido integralmente aqui na discografia do Acervo Digital do Violão Brasileiro. Este disco mostra a riqueza da linguagem do choro e suas vertentes. O repertório vai desde manifestações tradicionais, como polca e maxixe, até as mais modernas, com choros e sambas em compasso ímpar.

Ricardo Pauletti Trio inaugura nesta quinta (23) a série de shows do Seminário de Itajaí

No show vão predominar as músicas do novo CD, todas de autoria de Ricardo Pauletti, a exemplo de Papa Terra, Choro de Faia, Atentadinho, Arranca Rabo, Valsa de Fole e Claridão. Mas o espetáculo também reserva espaço para temas do disco anterior de Pauletti, Variações Brasileiras. É o caso das músicas Tem Frevo no Choro e Galo Teixeirinha, ambas do violonista, além dos clássicos Doutor Sabe Tudo (Dilermando Reis) e Lamentos do Morro (Garoto)

A sonoridade do grupo ainda traz um toque de jazz pela liberdade de improvisação e harmonias modernas. Este será o último show de Pauletti no Brasil, antes de embarcar para a França, em dia 28 de outubro, onde vai fazer turnê de cinco apresentações em Paris, Bordeaux e Toulouse. Patrocinado pela Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural, o evento tem programação intensa. As oficinas, workshops e master class gratuitas ocorrem pela manhã e à tarde na Casa da Cultura Dide Brandão. 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.