Voltar

Mayara Amaral e a campanha pelo fim da violência contra a mulher

Postado em Coluna Elcylene Leocádio em 25/11/2019

Mayara Amaral e a campanha pelo fim da violência contra a mulher - Mayara Amaral

(Mayara Amaral)

Por Elcylene Leocádio

Hoje, 25 de novembro de 2019, tem início mais uma edição da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A mobilização, lançada pela ONU Mulheres, em Brasília, vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Hoje, 25 de novembro de 2019, Mayara Amaral, violonista e pesquisadora, completaria 30 anos de idade, se a sua vida não tivesse sido brutalmente interrompida pelas mãos de um homem com quem teve um relacionamento, em 2017.

Uma das mais destacadas virtuoses da nova geração, Mayara é autora da inovadora pesquisa A mulher compositora e o violão da década de 1970. Seu nome tornou-se símbolo nacional da luta contra o feminicídio.

Quando uma mulher é assassinada, junto com ela morre um pedaço de pai, mãe, filhos, filhas, irmãs, amigas, colegas de trabalho e muitas outras pessoas que dali em diante não terão mais a sua companhia, o seu abraço, o seu sorriso, a sua arte.

Resta a quem ficou, para além da importante busca de justiça e contra a impunidade, não permitir que a vítima seja responsabilizada pela própria morte, não permitir que esta violência seja vista como coisa de casal – naturalmente!

Resta a quem ficou, aprender a lidar com a dor da perda e transformá-la, quando o momento permitir, quando possível for, em um canto de celebração à vida e à obra desta pessoa, ao legado que ela deixou.

O Acervo Digital do Violão Brasileiro abraça a campanha pelo fim da violência contra a mulher e divulga o trabalho de Mayara Amaral com o propósito de manter vivas as marcas dos caminhos que ela trilhou no fazer de sua música.

Mayara Amaral e a campanha pelo fim da violência contra a mulher - Mayara Amaral

 

Leia também:

Sentimos muita saudade de você, Mayara Amaral

Feminicídio: porque somos muitas Mayaras

Professores fazem manifesto sobre assassinato da violonista Mayara Amaral

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.