Voltar

IX Seminário de Violão de Itajaí começa nesta terça-feira (11)

Postado em Cursos, workshops e palestras em 10/10/2016
 
MARCUS LLERENA 
 
O violonista paulista Marcus Llerena é quem abre nesta terça-feira (11), o IX Seminário de Violão de Itajaí, no interior de Santa Catarina, com uma máster class, às 14 horas, na Casa da Cultura Dide Brandão. Um dos mais tradicionais do país dedicado ao violão, o evento ocorre até quarta-feira (12), com atividades didáticas e concertos de entrada franca. O recital da terça será às 20h30, no Teatro Municipal de Itajaí, com o itajaiense Eliezer Patissi e a Camerata de Violões de Itajaí.
 
No recital, Eliezer Patissi vai interpretar obras d. Bach, Dilermando Reis, Paulinho Nogueira e do Itajaiense Carlos Niehues. Com os estudos de violão iniciados aos aos 14 anos, Patissi foi aluno do Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí e participou de diversas edições do Festival de Música de Itajaí. 
 
A Camerata de Violões de Itajaí, por sua vez, é formada por oito violonistas integrantes da Associação de Violão de Itajaí e Conservatório de Música Popular de Itajaí.  O repertório do grupo inclui obras de Tom Jobim, Baden Powell, Paulinho Nogueira, João Pernambuco, Edu Lobo e os Beatles.
 
ELIEZER PATISSI
 
Na quarta-feira (12), às 14 horas, o violonista Ricardo Pauletti ministra a oficina Acompanhamento para Violão Brasileiro, na qual vai trabalhar gêneros populares como samba, choro, maxixe e baião. O concerto à noite será com Ricardo Pauletti, seguido pela apresentação de Marcus Llerena.
 
As músicas que Pauletti vai tocar são quase todas autorais, como Ritual das Cordas, Choro de Faia (que dá título a seu mais recente disco e pode ser ouvido aqui na Discografia do Acervo Digital do Violão Brasileiro), Atentadinho, Luz de Agosto, Dança das Segundas e Baião Açu. As exceções são duas peças de Garoto (Jorge da Fusa e  Lamentos do Morro), um choro de Dilermando Reis (Dr. Sabe Tudo) e uma de Aldo Krieger (Recordando o Passado)
 
Violonista, compositor e arranjador, Ricardo Pauletti estudou violão erudito no Brasil e na Espanha e, após receber orientação de Luiz Otávio Braga e Maurício Carrilho, passou a se dedicar ao choro e ao violão de 7 cordas. Em 2011, lançou o CD Variações Brasileiras, que mostra a grande diversidade da música instrumental. Em 2014 lançou o CD Choro de Faia, inteiramente dedicado ao choro, das vertentes mais tradicionais até as mais modernas. Em 2015 lançou o DVD Ricardo Pauletti Trio, que mostra diferentes performances ao vivo, acompanhado pelos músicos Rafael Petry (acordeon) e Mario Junior (bateria). 
 
RICARDO PAULETTI
 
No recital de encerramento do seminário,  Marcus Llerena vai interpretar compositores renascentistas: John Dowland  (Fantasia V), Francesco da Milano (Fantasia XXII) e Alonso de Mudarra (Fantasia que contrahaze la harpa de Ludovico). Em seguida, toca vihuelistas espanhóis, como  Santiago de Múrcia ( Prelúdio e Allegro), Gaspar Sanz (Españoleta), Luiz de Ribayaz (Vacas) e Francisco Guerau (Galliarda)
 
A grande versatilidade de Llerena será bem explorada no concerto, pois ele ainda vai apresentar Johann Kaspar Mertz (Largo Op 5 n°1, Allegretto Op 2 n°4, Adágio con dolor Op 1 n° 4, Pollaca Op 5 n°4) e duas peças de Bach  (Allemande BWV 995  e Gavotte BWV 1002). O violonista vai fazer ainda os espanhóis Enrique Granados (Danzas Española N°5 e 10) e Joaquin Rodrigo (En los Trigales) e os brasileiros Radamés Gnattali (Estudo 4 e Choro)  e Ernesto Nazareth (Remando e Escorregando).
 
Marcus Llerena conquistou importantes prêmios no Brasil, como Violões de Ouro (1978) e o Concurso Internacional de Porto Alegre (1981). No exterior foi premiado pelo Conservatório de Madrid (1976-77), SablésurSarthe (1983) e Prèsence de la Musique, da Fundação YehudiMenuhin (1988). Foi citado por GennadyZalkowitz à ClassicalGuitar Magazine, "como um dos pilares da música moderna brasileira para violão, tanto por suas gravações como pela inclusão em seus programas de novas e significativas obras de compositores brasileiros, ainda inéditas para o público apreciador no exterior...".
 
O IX Seminário de Violão de Itajaí é uma realização da Associação de Violão de Itajaí, com o patrocínio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí, por meio do Edital de Apoio a Eventos Culturais Comunitários.
 
 
CAMERATA DE VIOLÕES DE ITAJAÍ
 
Terça 11/10
 
14h -  Master Class com Marcus Llerena - Vagas: 30 ouvintes e 5 executantes
 
20h30 – Concertos: Eliezer Patissi e Camerata de Violões de Itajaí  
 
 
 
Quarta 12/10 
 
14h Oficina com Ricardo Pauletti - Vagas: 30 vagas – Acompanhamento para Violão Brasileiro
 
20h30 Concertos: Ricardo Pauletti e Marcus Llerena
 
 Ingressos: gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do Teatro
 
Informações adicionais: facebook.com/associacaodeviolao
 
 Assessoria: Luciana Castilho (47) 84062235
Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.