Voltar

Concerto reúne quatro jovens mulheres violonistas neste sábado (07) em São Paulo

Postado em Shows em 06/03/2020

Concerto reúne quatro jovens mulheres violonistas neste sábado (07) em São Paulo - Quarteto Rosa dos Ventos

(Quarteto Rosa dos Ventos)

Por Giulia Costa

Quatro representantes do violão feminino vão marcar o Dia Internacional da Mulher em recital promovido pelo projeto Violão e Ponto na Casa-Museu Ema Klabin, em São Paulo, neste sábado (07/03), a partir das 16h30, com entrada franca. Roberta Gomes, Alane Miranda, Isabel Luiza e Heloiza Cristina e mais o Quarteto Rosa dos Ventos vão interpretar peças de Miguel Llobet, Abel Carlevaro, Leo Brouwer, entre outros grandes compositores. Todas elas têm em média 22 e 25 anos de idade.

Roberta Gomes é a primeira a se apresentar, tocando Leo Brouwer (Estudos IX e X e Danza del Altiplano). Colaboradora do Violão e Ponto, a violonista de 22 anos é professora de musicalização infantil, flauta doce, violão para crianças e violão coletivo. Ela começou a estudar o instrumento em 2011, no Guri Santa Marcelina, e fez parte da Camerata de Violões do projeto. Em 2014, Roberta se tornou aluna de violão erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), onde se formou em 2018. Hoje faz licenciatura em Educação Musical na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) como bolsista, além de integrar a Camerata de Violões da faculdade.

Concerto reúne quatro joves mulheres violonistas neste sábado (07) em São Paulo - Roberta Gomes

(Roberta Gomes)

Em seguida, Heloiza Cristina sobe ao palco para tocar El Testement d’Amelia ( Miguel Llobet) e Prelúdios Americanos n. 4 - Ronda (Abel Carlevaro). Heloiza tem 23 anos, estuda violão desde os 11, e foi bolsista especial no Conservatório Souza Lima. Posteriormente, ingressou na FMU e foi aluna de Sidney Molina e Paola Picherzky, integrando a Camerata Acadêmica de Violões da universidade. Heloíza formou duos com o flautista Guilherme Maranhão e com o violonista Felipe Trovareli. Atualmente se prepara para o recital de formatura e estuda Letras na Universidade de São Paulo (USP).

Concerto reúne quatro joves mulheres violonistas neste sábado (07) em São Paulo - Heloiza Cristina

(Heloiza Cristina)

Alane Miranda também é colaboradora do Violão e Ponto e é a terceira violonista a participar do recital, interpretando trechos da Suíte BWV 998 (J.S. Bach). Ela começou a estudar violão erudito em 2015 com o Maestro Claudio Weiszman, foi monitora da Orquestra Vozes do Violão e participou da Camerata de Violões EMESP Tom Jobim.

Concerto reúne quatro joves mulheres violonistas neste sábado (07) em São Paulo - Alane Miranda

(Alane Miranda)

Ùltima a se apresentar, Isabel Luiza vai tocar  Sonata Mexicana Movimentos 1, 2 e 3, de Manuel Ponce. Assim como Roberta, Isabel também tem 22 anos, é colaboradora do Violão e Ponto e começou a estudar violão erudito na EMESP, em 2014. Foi aluna de Fabio Ramazzina, Paulo Porto Alegre, Everton Gloeden e Thiago Abdalla. Em 2018, iniciou bacharelado em Música na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Concerto reúne quatro joves mulheres violonistas neste sábado (07) em São Paulo - Isabel Luiza

(Isabel Luiza)

Encerrando o evento, o Quarteto Rosa dos Ventos (formado por Isabel Micossi, Ana Clara Pescador, Kathleen Natalia e Thayna Brito) vai interpretar Palhaço, de Egberto Gismonti, Procissão (2º Movimento da Suíte Nordestina), de Nicanor Teixeira, e Bebê, de Hermeto Paschoal.

De acordo com o texto de divulgação do projeto, apesar das quatro violonistas terem estudado na Emesp, elas só começaram a tocar juntas após terem convivido por meses durante a construção do Projeto Mulheres e Cordas, que ocorreu em novembro de 2019. O recital foi organizado pelo Clube do Violão do Conservatório Municipal de Guarulhos e tinha como objetivo dar oportunidade para que jovens mulheres violonistas pudessem tocar.

Serviço:

Data: 07/03/2020
Horário: 16h30
Local: Fundação Ema Klabin (R. Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo - SP).

Entrada franca.

Repertório: 

Roberta Gomes: Estudos IX-X, Danza del Altiplano, de Leo Brouwer.

Heloiza Cristina: El Testament d'Amelia, de M. Llobet, e  Prelúdio Ronda, de Carlevaro.

Alane Miranda: Fragmento do II mov do concerto para cravo, BWV 998, de  J.S Bach.

Isabel Luiza: Sonata Mexicana mov. 1, 2 e 3, de M. Ponce.

Quarteto Rosa dos Ventos: Palhaço, de Egberto Gismonti; Procissão 2º Movimento Da suíte nordestina, de Nicanor Teixeira; Bebê - Hermeto Paschoal.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.