Voltar

A história do violão - partes 1 e 2

Postado em Coluna Gilson Antunes em 23/01/2015

A história do violão - partes 1 e 2

Olá amigos,

Neste post vocês encontram as duas primeiras partes de uma série de cinco vídeo-aulas sobre a história do violão que eu gravei para a excelente empresa americana de cordas D'Addario, com produção da Musical Express. São vídeos curtos, cada um com duração de cinco minutos. Na parte 1, eu falo dos primórdios do instrumento, que remotam há cerca de três mil anos antes de cristo. Mas a literatura do violão tem início basicamente no período renascetista. Neste vídeo eu mostro que no violão moderno nós utilizamos o repertório de praticamente três instrumentos: a vihuela, a guitarra renascentista e o alaúde. Também destaco os principais compositores desse período.  

Na parte 2 do vídeo, eu abordo o repertório do violão no período barroco, que vai de meados do século 17 até meados do século 18. Nesse tempo a vihuela praticamente deixa de existir e a guitarra passa a ter uma corda a mais, ou seja, cinco cordas duplas, que é um instrumento muito parecido com a nossa viola caipira. Sobre o alaúde, eu destaque que os compositores mais conhecidos são os alemães, entre eles Sylvius Leopold Weiss (1686-1759) e, o principal de todos, Johann Sebastian Bach (1685-1750).  

Em breve nós produziremos a parte 3 do vídeo-aula, sobre o período clássico, que também será postado aqui no blog do Acervo. Obrigado a todos e até a próxima. 

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.