Voltar

Violonista de formação erudita e violonista de formação popular: investigando diferenças na educação musical - Elodie Bouny

2019

Título: Violonista de formação erudita e violonista de formação popular: investigando diferenças na educação musical
Autor: Elodie Bouny
Orientador: Professor Doutor Sérgio Luis de Almeida Álvares
Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012

Resumo:

Este estudo investiga as diferenças de educação musical entre o violonista de formação popular e o violonista de formação erudita. Seus objetivos são observar as diferenças entre as duas educações musicais, identificar as lacunas de ambas as formações e refletir sobre as possíveis alternativas para supri-las, visando realizar uma possível transversalidade pedagógica entre as duas formações.

Os dados foram coletados por meio de análise bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas de nove violonistas: Marco Pereira, Sérgio Assad, Gérard Abiton, Fabio Zanon, Pablo Marquéz, Zé Paulo Becker, Hamilton de Holanda, Rogério Caetano e Yamandú Costa. O estudo teve abordagem qualitativa e utilizou como referencial teórico vários autores da área: José Carlos Libaneo, Lucy Green, Regina Blank Wille e Jaume Trilla, para citar os principais. Os resultados apurados revelaram que todos os violonistas, tanto os de formação popular quanto os de formação erudita, expressaram lacunas nas suas formações. Em cada categoria de formação, a maioria das lacunas é comum aos entrevistados. A partir dos resultados, foram levantadas reflexões no intuito de promover uma transversalidade entre as duas formações como complemento, suprindo, assim, as lacunas. Foram investigadas experiências anteriores bem e não tão bem-sucedidas de integração de elementos de educação informal dentro do campus acadêmico para sugerir comparável tentativa, sem repetir os erros já cometidos. Também, foi sugerida uma reflexão sobre uma possível introdução de elementos formais dentro da formação do violonista popular através de aulas pontuais, seminários e masterclasses.