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Fraseado do choro: análise de estilo por padrões de recorrência, por Mário Sève

Fraseado do choro: análise de estilo por padrões de recorrência, por Mário Sève

2015

Esta dissertação aborda um dos mais importantes elementos estilísticos do choro: o seu fraseado musical. A investigação dos padrões de recorrência inerentes ao repertório do gênero sustenta a metodologia usada na pesquisa. Conceitos de fraseado, articulação, ritmo, notação, regras, estilo e gênero formam o texto inicial. A dissertação apresenta propostas para análises de estilo e relativiza critérios para a classificação de gêneros no âmbito da música popular. Contextualizações históricas e musicológicas de gêneros musicais que influenciaram os chorões procuram explicar construções e transformações estilísticas em suas obras. Análises de padrões de recorrência formais, fraseológicos,melódicos, harmônicos, rítmicos e interpretativos mostram de que maneira se dá o fraseado musical no choro. Os estudos de paradigmas das músicas europeia e africana, e algumas analogias com o jazz e com a música barroca, discutem os procedimentos usados para a interpretação e a composição de sub-estilos ou subgêneros do choro — como polcas, tangos brasileiros, e choros no padrão sambado.

TÍTULO: Fraseado do choro: uma análise de estilo por padrões de recorrência
AUTOR: Mário Sève
ORIENTADOR: Marco Túlio de Paula Pinto
COORIENTADORA: Laura Tausz Rónai
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2015