Voltar

Dilermando Reis: o violonista brasileiro e suas composições - Luciano Pires

1995

Instrumentistas: Dilermando Reis

Tags:

Título: Dilermando Reis: o violonista brasileiro e suas composições

Autor: Luciano Pires

Orientador:

Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1995

 

Resumo:

O presente estudo aborda aspectos da obra e vida de Dilermando Reis, articulando algumas observações relativas à arte de fronteira entre o erudito e o popular.

Partindo de uma abordagem da fase de formação da música brasileira - a partir do final do século XIX - foram postos em destaques os idiomas brasileiros que serviram de base para o trabalho composicional de Dilermando Reis, entre eles o choro e a seresta.

Procurou-se retratar a participação do compositor no período áureo do rádio brasileiro, onde teve contato com fontes populares que somaram-se à sua formação técnica e erudita, calcada em métodos europeus. Dessa forma, delineou-se como objetivo refletir sobre o universo popular e o tratamento refinado no tocante à técnica e à interpretação em que se insere sua, através de um primeiro estudo do seu estilo em peças selecionadas.

Foi realizado ainda o levantamento discográfico de 78 e 33 rotações, afim de contribuir para um melhor conhecimento da participação do compositor na vida musical de sua época.

A conclusão permite traçar analogias entre as composições de Dilermando Reis e as de alguns violonistas compositores, mostrando que existe uma tradição na música popular brasileira que foi seguida pelo instrumentista, refletindo porém, em suas músicas, a influência de elementos técnicos eruditos.