Voltar
A música de Hermeto Pascoal - Uma abordagem Semiótica - Marcos Augusto Galvão Arrais

A música de Hermeto Pascoal - Uma abordagem Semiótica - Marcos Augusto Galvão Arrais

2006

Instrumentistas: Hermeto Pascoal

Tags:

Título: A música de Hermeto Pascoal - Uma abordagem Semiótica

Autor: Marcos Augusto Galvão Arrais.

Orientador:  Prof. Dr. Antônio Seraphim Pietroforte.

Universidade de São Paulo, 2006

 

 

Resumo:

O trabalho consiste na análise do processo de construção do sentido, a significação, na linguagem musical do compositor Hermeto Pascoal, por meio da Teoria Semiótica de linha francesa fundada por A. J. Greimas.

Estudar a música instrumental, através da abordagem semiótica greimasiana, coloca-nos diante de uma série de questões teóricas, relativas à possibilidade de um sentido definido no plano de expressão, bem como à própria definição de sentido que procuramos desenvolver. Segundo a orientação que tomamos, procuramos verificar as possibilidades e os limites da teoria semiótica quando aplicada às linguagens abstratas, no nosso caso, a linguagem musical.

Além dos problemas teóricos, encontramo-nos diante do desafio de investigar a intrigante música de Hermeto Pascoal que, se por um lado é realmente complexa, por outro, a capacidade do compositor transformar em música qualquer dado sonoro e criar incessantemente sobre todos os parâmetros do som, como altura, duração, intensidade e timbre, faz de sua obra um objeto muito rico para o trabalho que pretendemos desenvolver. Mais que isso, Hermeto vale ser estudado pela sua importância na cultura brasileira e no cenário musical internacional, tanto quanto pelo grande valor estético de sua arte.

Embora nossa proposta seja a de investigar os problemas relativos ao plano da expressão e estudar a Teoria Semiótica aplicadada à linguagem musical, orientamo-nos, mais simplesmente, pela curiosidade de compreender o que "diz" a música de Hermeto Pascoal, e pela convicção de que as sonoridades da música instrumental fazem sentido.