Odeon (Ernesto Nazareth) - Paulinho Nogueira

Música: Odeon "1910" (Tango brasileiro)
Composição: Ernesto Nazareth (músico brasileiro)
Show do grande violonista brasileiro Paulinho Nogueira, gravado em 1979.
Pianista: Wanderley Simões de Almeida
Gaitista e Baixista: Clayber

O Campineiro Paulinho Nogueira aprendeu a tocar violão com o seu pai aos 10 anos de idade. Na mesma época integrou o conjunto vocal Grupo Cacique dirigido por seu irmão Celso Mendes. No início da década de 50 mudou-se para São Paulo para tentar a carreira de desenhista que acabou não dando certo. Como a música sempre foi um sonho pro Paulinho, logo ele começou a tocar em boates e bares para ganhar dinheiro.


O Paulinho inventou a "Craviola" em 1969. Craviola é um instrumento de 12 cordas de aço. Ela nasceu da vontade do músico ter um violão desenhado por ele mesmo. O som da craviola é um misto dos sons do Cravo e da Viola, por isso esse nome. Ela é também um pouco a viola caipira, tem essa versão de violão e versão de viola caipira, instrumento de sonoridade diversa, exportada para os EUA, Europa.


Com certeza foi a bossa nova que impulsionou a carreira de Paulinho Nogueira. A atenção dadas as músicas instrumentais daquela época trouxe popularidade as composições do músico. Com a fama do "Programa O Fino da Bossa" Paulinho Nogueira gravava em média 1 disco por ano com sucessos de Tom Jobim, Roberto Menescal, Vinícius de Moraes entre outros.

Voltar para a lista completa de vídeos