Conrado Paulino e Nelson Faria - Um café lá em casa

Workshop dia 11 de setembro no Rio de Janeiro com Conrado Paulino sobre "A Arte do Violão Solo".

Conrado Paulino é nosso convidado e, num bate-papo muito bom, ele contou pra gente um pouco da sua trajetória com a música, seu trabalho dando aulas e suas maiores influências. E, claro, não faltou música pra embalar essa conversa, afinal, Conrado é de uma sensibilidade musical fantástica. Ele é mestre em arranjos para violão solo e é um profundo conhecedor do seu ofício, tendo dado aula nos melhores cursos daqui (como o CLAM do Zimbo Trio) e de fora. O começo na profissão foi como guitarrista de jazz no fim dos anos 80, pois guitarra dava mais mercado, devido ao rico período pelo qual passava a música instrumental e o jazz no Brasil. Ao longo dos anos, longe do corre-corre entre as aulas e os shows em casas noturnas, Conrado percebeu o carinho que tinha pelo estudo do violão no momentos mais caseiros e ali encontrou sua assinatura e sua veia. A vida como operário da música, no entanto, só permitiu que ele fizesse seu primeiro concerto de violão solo no fim da década de 90. Mas a mudança para o violão foi feliz no fim das contas! E o trabalho de Conrado rendeu pérolas como o disco “A Canção Brasileira” em que estão reunidas algumas das mais belas obras do nosso cancioneiro, interpretadas por esse instrumento brasileiríssimo! 


Além de tudo isso, porém, Conrado e Nelson dividem a paixão por compartilhar o conhecimento, a informação sobre música e a conversa tratou da importância da boa didática no ensino de música e o prazer de ir, pouco a pouco, ensinando, aprendendo e - seja em Yes ou Tom Jobim - percebendo toda a riqueza e os efeitos que a teoria aplicada nas composições dos outros cria! Então, confere agora essa verdadeira aula que tivemos com Conrado Paulino!

Amigos violonistas: oportunidade única no Rio de janeiro de estar com Conrado Paulino num workshop sobre "A Arte do Violão Solo".

Voltar para a lista completa de vídeos