Linha do tempo

Aqui você encontra um panorama da história do violão no país, desde o tempo da colonização, passando pelo período do império, a Belle Epoque, os estilos da Era do Rádio, o Brasil moderno da bossa nova, o surgimento da MPB, o revigoramento do choro na década de 1970, a chegada do violão nas universidades brasileiras a partir dos anos 80, até o momento atual. O levantamento inédito é fruto da consulta dos mais antigos jornais e revistas e de entrevistas com familiares dos artistas.

1947

MAIO
Dia 20 - Nasce no Rio de Janeiro Hélio Delmiro.

SETEMBRO
Dia 30 - Recital do violonista espanhol Andrés Segovia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

OUTUBRO
Dia16 – Morre no Rio de Janeiro João Pernambuco (João Teixeira Guimarães). Nascido no município de Jatobá (Pernambuco) em 2 de novembro de 1883, o violonista e compositor possui canções muito conhecidas como o maxixe Sons de Carrilhões.

DEZEMBRO
Dia 5 – Nasce em Carmo (Rio de Janeiro), o violonista, pianista e compositor Egberto Gismonti, um dos principais nomes da música instrumental brasileira.

Atrações musicais
10 de maio – Recital do violonista pernambucano José Leite na Associação Atlética Banco do Brasil, no Rio.
8 de julho – Concerto do violonista Carlos Collet, na Escola Nacional de Música, Rio.
9 de agosto – Recital do violonista Luiz Alan no mesmo local.
4 de setembro – Recital do violonista Annibal Augusto Sardinha (Garoto) na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que inicia série musical por ele apresentada.
28 de outubro – Concerto do violonista Levino Albano da Conceição, transmitido pela Rádio do Instituto Benjamin Constant, no Rio.
8 de novembro – Recital do violonista Luiz Alan, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Rio.