Linha do tempo

Aqui você encontra um panorama da história do violão no país, desde o tempo da colonização, passando pelo período do império, a Belle Epoque, os estilos da Era do Rádio, o Brasil moderno da bossa nova, o surgimento da MPB, o revigoramento do choro na década de 1970, a chegada do violão nas universidades brasileiras a partir dos anos 80, até o momento atual. O levantamento inédito é fruto da consulta dos mais antigos jornais e revistas e de entrevistas com familiares dos artistas.

1937

AGOSTO
Dia 6 – Nasce Baden Powell de Aquino em Itaperuna, interior do Rio de Janeiro. Ao lado de João Gilberto, foi o mais influente violonista popular brasileiro de todos os tempos. Sua maneira de tocar e suas gravações fazem parte do patrimônio musical brasileiro.

OUTUBRO
Dia 25 – Nasce em Vitória (Espírito Santo) Roberto Menescal, um dos principais violonistas e compositores da bossa nova.

NOVEMBRO
Dia 9 – Nasce em Quixadá (Ceará) o violonista e arranjador Geraldo Vespar.

Atrações musicais
11 de junho – Recital do violonista Carlos Collet no Instituto Nacional de Música, no Rio.
1 e 18 de setembro – Concertos do violonista cego Antônio Carvalho de Oliveira, respectivamente, nas cidades de Brazópolis e Pouso Alegre (ambas em Minas Gerais).
8 de setembro – Recital do violonista José Augusto de Freitas na Escola Nacional de Música, no Rio.
23 de dezembro – Concerto de violão dos discípulos do violonista e professor uruguaio Isaias Sávio na Escola Nacional de Música, Rio.
27 de dezembro – Recital do violonista Benedito Chaves na Casa dos Funcionários Públicos, no centro do Rio.