Linha do tempo

Aqui você encontra um panorama da história do violão no país, desde o tempo da colonização, passando pelo período do império, a Belle Epoque, os estilos da Era do Rádio, o Brasil moderno da bossa nova, o surgimento da MPB, o revigoramento do choro na década de 1970, a chegada do violão nas universidades brasileiras a partir dos anos 80, até o momento atual. O levantamento inédito é fruto da consulta dos mais antigos jornais e revistas e de entrevistas com familiares dos artistas.

1905

Foi ano profundamente triste para a história do violão brasileiro. Em 3 de abril, João dos Santos Couceiro, criador da Orquestra de Bandolins, se matou. Além de violinista, bandolinista e luthier, era dono da loja de instrumentos musicais Rabeca de Ouro, que ficava na Rua da Carioca nº 42, no centro do Rio.

MAIO
Dia 20: o Quarteto Mozart (Alfredo Imenes, Seraphim Teixeira, Santos Coelho e P.F. Catton) organiza festival no salão do Club Gymnastico Portuguez. No repertório, entre outros, Recuerdos de mi Pátria eCapricho Andaluz.