Voltar

Músicos gaúchos criam app de dicionário de acordes, que vira sucesso internacional

Postado em Lançamentos em 15/01/2020

Músicos gaúchos criam app de dicionário de acordes, que vira sucesso internacional - Pedro Lima

(Pedro Lima)

Por Fábio Carrilho             

Um dicionário interativo para celular com cerca de 5 mil acordes para violão e guitarra, desenvolvido por brasileiros e com mais de 1 milhão de downloads mundo afora. Você talvez já tenha ouvido falar do MobiDic Guitar Chords, aplicativo disponível nas versões Android e IOS da empresa Brainsides. Se não, contemos sobre ele.

A história do MobiDic é fruto da parceria entre o músico gaúcho e desenvolvedor de software Pedro Etcheverria Lima, que já colaborou em apps de músicos como Nelson Faria e Kiko Freitas, e o violonista e guitarrista conterrâneo Dinho Oliveira. A ideia surgiu de maneira espontânea, pois Pedro era aluno de música de Dinho e, a partir dos assuntos de aulas, vislumbrou a criação de uma ferramenta em forma de aplicativo que ilustrasse rapidamente a construção dos acordes, suas variações e que permitisse ao usuário ouvir a sua sonoridade. “Existem diversos dicionários em forma de aplicativo. Porém, ao utilizá-los, quase nunca encontrava o acorde como estava cifrado nas músicas. Além dos padrões de notação, também resolvi reproduzir o som de cada nota em cada corda, dando assim uma sonoridade realística do acorde nas suas formações ao longo do braço”, conta Pedro.

Músicos gaúchos criam app de dicionário de acordes, que vira sucesso internacional - Dinho Oliveira

(Dinho Oliveira)

O app é muito simples de usar e a sua navegação é bastante intuitiva. Sua interface visual está organizada em três colunas: uma referente à tonalidade do acorde, outra ao tipo de acorde e a terceira com fotos ilustrativas de diversas possibilidades de formas do acorde tocadas em uma guitarra de jazz. Acima desta última, há uma ferramenta de busca, na qual você poderá digitar o nome do acorde para que o app apresente fotos dele montado. Na parte inferior, há uma ilustração do braço da guitarra no formato diagrama com a localização exata das notas tocadas. Pedro acredita que esse seja um dos principais atrativos do dicionário, pois é possível avaliar, além da digitação, a postura correta da mão.

A busca pode ser realizada de diversas maneiras. A mais básica é partir da tonalidade, depois escolher o tipo de acorde e conferir as diversas possibilidades de montagem por meio da foto ilustrativa do diagrama e ouvir o som. Os tipos de acordes estão organizados a partir de estruturas básicas, como tríades, chegando até as mais complexas com dissonâncias variadas. Neste aspecto, importante destacar o trabalho de Oliveira, guitarrista experiente, com fluência no jazz e amplo vocabulário harmônico, na medida em que diversos acordes trazem aspectos idiomáticos do instrumento, explorando cordas soltas e construções pouco usuais, as quais podem surpreender, inclusive, músicos mais rodados. Segundo Pedro, “esse conjunto de fatores agregados a um conteúdo confiável levaram o MobiDic ao aplicativo Nº1 em música por diversas vezes nas lojas de aplicativos da App Store e Google Play”.

Grandes personalidades da música brasileira como Yamandu Costa, Nelson Faria, Daniel Sá, Gustavo Assis-Brasil e Kiko Freitas já avaliaram e apoiaram o app, que já acumula mais de 4 mil depoimentos de usuários. “É um trabalho de atualização constante para acompanhar as versões dos sistemas iOS e Android e, para isso, contamos com a equipe da BrainSides que está sempre conectada e dando o melhor suporte possível”, ressalta Pedro.

A versão testada foi para Iphone (IOS), disponível em dezembro por cerca de R$ 10 na Appstore (embora exista a versão gratuita para Android). O download foi realizado sem problemas e o app funcionou perfeitamente, sem travamentos ou esperas, levando-se em consideração que o aparelho não era um modelo de última geração. Em linhas gerais, o MobiDic agradou bastante, pela sua simplicidade de uso, leveza de operação e grande utilidade enquanto ferramenta pedagógica e de aprendizagem, inclusive para músicos mais experientes. Altamente recomendável!

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.