Voltar

Procedimentos composicionais de Edu Lobo - Everson Ribeiro Bastos

2010

Instrumentistas: Edu Lobo

Tags: Violão e Canto

Título: PROCEDIMENTOS COMPOSICIONAIS NA MÚSICA DE EDU LOBO DE 1960 A 1980
Autor: EVERSON RIBEIRO BASTOS
Orientadora: Profa. Adriana Fernandes, PhD.
Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás
Goiânia, 2010 

 

Resumo A presente dissertação aborda a música de Eduardo de Góes Lobo, Edu Lobo (1943-), no período de 1960 à 1980. A pesquisa visa a identificar as características das suas obras neste período de forma contextualizada, observando as fases composicionais e considerando as influências que o ajudaram a construir o seu estilo. Para isto foram transcritas e analisadas cinco composições, selecionadas a partir de critérios que levaram em consideração a importância da obra e a atuação de Edu Lobo como compositor/arranjador. 
 
A diversidade de procedimentos encontrada na obra deste compositor proporcionou uma abordagem que escapa às armadilhas de rotulações estilísticas e de gêneros musicais. Buscou-se, então, uma moldura teórica nos conceitos de identidade, hibridismo e estilo, os quais foram relacionados à sua trajetória musical e aos elementos identificados nas análises. Além disso, realizou-se entrevistas com músicos que trabalharam com Edu Lobo, o que proporcionou dados complementares à pesquisa.
 
Os resultados obtidos mostram os hibridismos musicais realizados por Edu Lobo como ferramenta para formação do seu estilo, além de apontar os elementos composicionais recorrentes e específicos nas obras analisadas.