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Miguel Llobet: Canciones Catalanas para violão - Dagma Eid

2008

Instrumentistas: Dagma Eid

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Título: Miguel Llobet: Canciones Catalanas para violão (1899-1927)
Autora: Dagma Eid
Orientador: Edelton Gloeden
Escola de Comunicações  e  Artes  da  Universidade de São  Paulo (USP)
2008

Resumo: As Canciones Catalanas para violão de Miguel Llobet pertencem ao campo do  folclore  musical  catalão,  cuja  tradição é milenar.  Portanto,  buscamos  na história  da  música  e  na  etnomusicologia  catalã  as  informações  a  respeito  da  origem  de  tais melodias  usadas  na  obra  do  compositor catalão.  Ao  penetrarmos  neste  universo  localizamos  os  textos  inseridos  nas  melodias  que  ajudam  a  reconhecer  o  significado delas,  estabelecendo  assim  novos  elementos  de interpretação  para   esta  coleção  de versões   de   canções   tradicionais   catalãs para   violão.   Consultamos   o   cancioneiro tradicional  catalão  e  encontramos  as  melodias  em  sua  forma  primitiva,  junto  com  seus textos em catalão, que foram transcritos e traduzidos para o português.  

A pesquisa   das Canciones   Catalanas enfatiza   que   tais   transcrições representam  um  marco  para  a  literatura  do violão  do  século  XX.  Os  procedimentos técnicos e expressivos usados nestas transcrições contribuíram para  o instrumento entrar numa nova fase idiomática e influenciou outro s compositores a escreverem para violão. Analisar  o  papel  das  canções  tradicionais catalãs  no  início  do  século  XIX  possibilitou traçar a personalidade artística multifacetada de Llobet cuja biografia final ainda não se encontra  publicada.  Os  resultados  que  encontramos  ajudam  a  posicioná-lo  como  uma figura  extremamente  importante  para  história  do  violão. No  entanto,  sua  produção  foi sufocada por uma série de tragédias ocasionadas pela guerra civil espanhola e algumas obras foram esquecidas.

O reconhecimento progressivo do legado deixado pelas atividades de Llobet tem  gradativamente  fomentado  uma  pesquisa  que  vem  resgatando  tais  obras.  Portanto, esta  dissertação  pretende  dar  sua  contribuição  neste  processo  a  fim  de  completar  um capítulo essencial na história do violão.