Voltar

Interpretação musical nos 12 estudos de Francisco Mignone - Flávio Apro

2004
Autor: Flávio Apro
Título:Os fundamentos da interpretação musical: aplicabilidade nos 12 Estudos para violão de Francisco Mignone
Orientador: Giácomo Bartoloni
Dissertação de mestrado
Instituto de Arte da Unesp
São Paulo, 2004
 
RESUMO: Esta dissertação aborda alguns fundamentos teóricos da interpretação musical e sua aplicação nos 12 Estudos para violão de Francisco Mignone. A estrutura geral desta pesquisa está desenvolvida em dois segmentos, sendo que o primeiro focaliza os fundamentos teóricos sobre interpretação musical, suas principais tendências, a teoria da formatividade de Luigi Pareyson e alguns conceitos complementares de Umberto Eco a propósito dos limites da interpretação.
No segundo, apresentamos uma revisão bibliográfica do que já foi pesquisado sobre a literatura violonística do compositor, um panorama geral de sua produção violonística na década de 1970, alguns comentários sobre a gênese dos 12 Estudos, aspectos documentais dos Estudos de Mignone e considerações gerais sobre as diferentes versões dessa obra.
 
Apresentamos também um modelo de aplicação dos conceitos teóricos discutidos no primeiro capítulo, abordando as contribuições técnicas desses Estudos, incluindo soluções para trechos problemáticos e diretrizes interpretativas para essa obra.
As considerações finais procuram responder aos questionamentos formulados na introdução, porém de forma não conclusiva, por consideramos que o modelo de interpretação apresentado é apenas uma possibilidade entre muitas. Os anexos incluem uma Edição Aberta dos 12 Estudos de Mignone (fac-símile e urtext), entrevistas na íntegra, e um Cd contendo nossa interpretação dos Estudos, como resultado prático de uma pesquisa orientada pela sua conjugação com a reflexão teórica.